Por quê o projeto RÁDIO WEB INESPEC CANAL 1 é transcontinental ?
Porque se estabelece em coligação em vários países(nação transcontinental) e é ouvida em mais de um continente. A nossa definição pode variar. As definições usadas podem variar de acordo com o critério utilizado (se puramente geográfico, político, econômico ou cultural). Somos ouvidos na Rússia, cujo centro histórico e econômico, bem como a maioria de sua população (75%) estão na Europa, mas cujo território é majoritariamente asiático.
As fronteiras da Europa são tão geográficas, quanto político-sociais. Muitos geólogos e geógrafos convergem ao dizer que a Europa e a Ásia compartilham muitas características geográficas, ao ponto de muitas vezes serem tratadas como um único continente, a Eurásia. A Europa, todavia, é uma entidade geográfica distinta, sendo uma espécie de enorme península da Ásia.
A fronteira oriental da Europa é controversa desde a Antigüidade. No mundo contemporâneo, é consenso considerar que a Europa termina no Mar Egeu, no Mar Negro e nos Montes Urais, contudo as duas linhas divisórias entre estes três limites não são exatas. O limite dos Montes Urais ao Mar Negro, por exemplo, foi traçado de formas distintas por diferentes autoridades ao longo do tempo.
Várias autoridades no campo da Geografia (como a National Geographic Society) sustentam que a fronteira Europa-Ásia segue a bacia hidrográfica dos Montes Urais, desde o Mar de Kara na Rússia até a nascente do Rio Ural, e daí acompanhando este curso d'água até o Mar Cáspio, a bacia hidográfica do Cáucaso e o Mar Negro.
Nesta definição, a Europa inclui todos os Montes Urais e o Grande Cáucaso, enquanto o Pequeno Cáucaso está localizado inteiramente na Ásia. A Rússia e o Cazaquistão têm partes européias (ao oeste) e asiáticas (ao leste). A cidade turca de Istambul situa-se tanto na Europa como na Ásia, sendo, portanto, uma cidade transcontinental. A capital da Geórgia, Tbilisi, localiza-se exatamente na fronteira dos dois continentes seguindo esta definição, enquanto que a cidade de Rustavi (a sudeste) e a capital do Azerbaijão, Baku, estão ambas na Europa. Usando esta mesma definição, as repúblicas geórgianas da Ossétia do Sul e Abecázia situam-se inteiramente na Europa, mas o exclave azeri de Nakhichevan está totalmente na Ásia.
TEMOS NOTÍCIAS DE QUE A RÁDIO WEB INESPEC JÁ FOI VISITADA POR MAIS DE DOIS MILHIOES DE OUVINTES NA EUROPA E AMÉRICAS, ETC.
Países na Ásia e na Europa
- Azerbaijão - de acordo com a maioria das definições - que consideram as montanhas do Cáucaso como a fronteira entre Europa e Ásia - este país tem uma pequena porção de seu território no extremo leste do continente europeu.
- Cazaquistão - tem uma relativamente pequena porção de seu território na Europa, formada pela área a oeste do Rio Ural. Embora pequena face à área total do país, sua porção européia ganha em tamanho, por exemplo, de Portugal, Inglaterra ou Áustria.
- Rússia - a parte do território russo a oeste da cadeia montanhosa do Ural e do Rio Ural é considereda parte da Europa.
- Turquia - tem uma porção relativamente pequena de seu território na Europa, mais precisamente na região da Trácia, fazendo fronteira com Grécia e Bulgária. A maior parte de seu território está na Ásia, na região da Anatólia
- Armênia e Chipre são geograficamente asiáticos, mas são considerados parte da Europa por razões culturais e históricas.
- Geórgia - de acordo com a maioria das definições - que consideram as montanhas do Cáucaso como a fronteira entre Europa e Ásia - este país tem uma pequena porção de seu território no extremo leste do continente europeu.
África
As fronteiras geográficas naturais da África são o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho. A fronteira este estas é dada pelo Golfo de Suez ou pelo Golfo de Aqaba. Em termos puramente geográficos, a fronteira da África poderia ser traçada ao longo da falha que corresponde ao vale do Rio Jordão, o que até tornaria Israel um país africano. Todavia, a linha mais comum é a do istmo do Suez ao longo do Canal do Suez. Isto torna a Península do Sinai geograficamente asiática, e o Egipto uma nação transcontinental. Mesmo assim, o Egipto é geralmente incluído como pertencente a África, visto que a maioria do seu território e da sua população em África estão.
As cidades autonomas espanholas de Melilla e Ceuta são dois enclaves fronteiriços com o Marrocos, localizados na África, tornando a Espanha uma nação transcontinental - mais ainda se considerada as Ilhas Canárias.
As Américas
A fronteira entre a América do Norte e a América do Sul é definida de modo distinto, mas geralmente é colocada ao longo do Istmo do Panamá. Uma linha de demarcação habitual é a que segue os limites de bacias hidrográficas nas Montanhas Darien ao longo da fronteira Colômbia-Panamá, onde o istmo encontra o continente sul-americano. Outros seguem a corrente que defende que a divisória é feita pelo Canal do Panamá, e deste modo o Panamá teria território em ambos os continentes americanos. Geopoliticamente (i.e., não estritamente de um ponto de vista geofísico), o Panamá é habitualmente incluído na lista de países da América Central, incluída na América do Norte. Também (menos comum) pode ser colocada a fronteira entre as Américas como coincidindo na fronteira Costa Rica-Panamá, além de outras hipóteses ao longo do Istmo panamiano.
Também deve ser destacado que os departamentos de ultramar da França (Guadalupe, Guiana Francesa e Martinica) tem o mesmo status dos departamentos metropolitanos (europeus), fazendo da França uma nação tecnicamente transcontinental.
Ásia e Oceania
A Indonésia e um grande arquipélago multicultural e transcontinental pertencendo à Ásia e à Oceania. A fronteira geológica (e zoológica) segue a linha Wallace. Alternativamente pode dividir-se segundo a definição de Melanésia – de acordo com a cultura, língua, história, etc. – colocando mais território na Ásia (linha M no mapa). A Indonésia é hoje mais habitualmente referida como estado do Sudeste Asiático, e daí simplesmente asiática. Timor-Leste é por vezes colocado na Oceania (porque fica a leste da linha da Melanésia), mas as Nações Unidas colocam-no no bloco do "Sudeste Asiático" [1].
A Oceania não é sempre vista como um continente; todavia, a Austrália é às vezes considerada continental. Assim, a admissão do Hawaii nos Estados Unidos da América em 1959 não tornou este país uma nação transcontinental.
Lista das nações geograficamente transcontinentais
[editar] Ásia e África
[editar] Ásia e Oceania